Sobre-excitabilidade e Educação Emocional na Superdotação

5.00 (2 Ratings)
Categorias AH/SD
R$ 780,00 R$ 890,00

Neste curso veremos acerca da sobre-excitabilidade e da educação emocional na superdotação, da infância à vida adulta. Parte-se da compreensão, a partir da Teoria da Desintegração Positiva (TDP), de níveis de desenvolvimento, de superdotação como desenvolvimento assincrônico, bem como a perspectiva fenomenológica e transdimensional de desenvolvimento do potencial em talentos.

O objetivo deste curso é dialogar a sobre-excitabilidade e a educação emocional. Nisto, os objetivos específicos são 1) conceituar a perspectiva não-ontogenética, os três tipos de desenvolvimento, a sobre-excitabilidade e suas áreas, os três fatores de desenvolvimento, o potencial de desenvolvimento, a desintegração positiva e negativa, emoções, sentimentos, afetividade, sensibilidade etc, 2) explicar a relação entre sobre-excitabilidade e dimensões vitais, 3) explicar as emoções de raiva e medo e os níveis dos sentimentos de agressividade, ansiedade e frustração e 4) correlacionar os objetivos 1, 2 e 3 às vivências de pessoas superdotadas, o que implica em educação emocional, ou seja, desenvolvimento de condições relacionadas ao conhecimento, compreensão e gerenciamento das emoções e sentimentos. A metodologia das aulas será expositiva e o formato será o de videoaulas previamente gravadas que poderão ser acessadas em qualquer horário pelo período disponível de três meses a contar da data de aquisição do curso. Uma aula ao vivo será realizada a cada três meses e ficará gravada disponível por duas semanas, em caso de alguém não poder participar ao vivo. Textos, videoaulas e materiais audiovisuais complementares serão disponibilizados na plataforma. Um grupo de WhatsApp será sugerido para as(os) estudantes para interação. No que se refere à avaliação, há duas opções. A opção 1 é um questionário com cinco questões envolvendo as dez aulas do curso. A opção 2 é a construção de um produto educacional. Pode-se escolher uma dentre as opções. Detalhes do processo avaliativo estão no plano de curso.

DATA: 12 meses para conclusão
HORÁRIO DA AULA SÍNCRONA: das 19h até 21h que ocorrerá a cada 90 dias em que as pessoas inscritas serão notificadas por e-mail
CARGA HORÁRIA: 40 horas

GERAL:
Dialogar a sobre-excitabilidade e a educação emocional
ESPECÍFICOS:
Conceituar a perspectiva não-ontogenética, os três tipos de desenvolvimento, a sobre-excitabilidade e suas áreas, os três fatores de desenvolvimento, o potencial de desenvolvimento, a desintegração positiva e negativa, emoções, sentimentos, afetividade, sensibilidade etc.
Explicar a relação entre sobre-excitabilidade e dimensões vitais.
Explicar as emoções de raiva e medo e os níveis dos sentimentos de agressividade, ansiedade e frustração.
Correlacionar os objetivos às vivências de pessoas superdotadas, o que implica em educação emocional, ou seja, desenvolvimento de condições relacionadas ao conhecimento, compreensão e gerenciamento das emoções e sentimentos.

Aula 01: Introdução ao Desenvolvimento Humano
Aula 02: Sobre-excitabilidade Sensorial
Aula 03: Sobre-excitabilidade Psicomotora
Aula 04: Sobre-excitabilidade Imaginativa
Aula 05: Sobre-excitabilidade Intelectual
Aula 06: Sobre-excitabilidade Emocional
Aula 07: Afetividade, Sensibilidade e Sobre-excitabilidade
Aula 08: Afetividade e Dimensões Vitais na Superdotação
Aula 09: Agressividade, Frustração e Ansiedade
Aula 10: A Originalidade da TDP

As aulas são expositivas e o formato é de s previamente gravadas que poderão ser acessadas em qualquer horário pelo período disponível de 12 meses a contar da data de aquisição do curso. Uma aula ao vivo será realizada a cada três meses e ficará gravada disponível por duas semanas, em caso de alguém não poder participar ao vivo. O link para a aula ao vivo será enviado no e-mail do cadastro. Textos e materiais audiovisuais complementares serão disponibilizados na página do curso. Um grupo de WhatsApp será sugerido para as(os) estudantes para interação.

 

AVALIAÇÃO

Há duas opções para avaliação e a(o) estudante pode escolher a qual preferir.
O objetivo da avaliação é verificar a participação efetiva do curso e proporcionar um exercício de pensamento sobre os conteúdos vistos.

Opção 1.
Avaliação constituída por um questionário de múltipla escolha com cinco questões que abarcam elementos do curso.
– O certificado do curso depende de alcance de pelo menos 80% de acerto no questionário.
– Será possível realizar três tentativas de resposta.

Opção 2.
Avaliação constituída de um produto educacional.
– O produto educacional é um objeto de aprendizagem desenvolvido com base neste curso. O seu objetivo é contribuir para a prática profissional em algum ambiente de aprendizagem em qualquer nível de ensino formal ou informal. O produto precisa ser construído com o objetivo de que ele ajude a ensinar melhor alguma coisa para alguém. Ele pode ser construído desde para utilizar em uma sala de aula até em espaços clínicos e empresariais, espaços comunitários etc.
– O critério do produto é que ele tenha, em sua base, alguma coisa que foi vista durante o curso, aplicado a algum público. O público foco do produto pode ser superdotado ou não.
– As orientações específicas para construção do produto se encontram em “Orientações para o Produto Educacional”, no item “avaliação”.

Currículo do curso

(Aula Bônus – gratuita) – clique no título abaixo para visualizar.
O Desenvolvimento da Pessoa Superdotada a partir de Kazimierz Dąbrowski

Aula 1 – Introdução ao Desenvolvimento Humano

Aula 2 – Sobre excitabilidade Sensorial

Aula 3 – Sobre excitabilidade Psicomotora

Aula 4 – Sobre-excitabilidade Imaginativa

Aula 5 – Sobre excitabilidade Intelectual

Aula 6 – Sobre-excitabilidade Emocional

Aula 7 – Afetividade, Sensibilidade e Sobre-excitabilidade

Aula 8 – Afetividade e Dimensões Vitais na Superdotação

Aula 9 – Agressividade, Frustração e Ansiedade

Aula 10 – A Originalidade da TDP

Avaliação
Questões de múltipla escolha Instrução Inicial Esta opção de avaliação é composta por 5 questões. Quatro questões tem um breve texto com a biografia de algumas pessoas e uma questão tem uma história escrita por um menino superdotado. Todas são seguidas de cinco afirmações para você assinalar a correta. Em todas as questões, apenas uma alternativa é a correta.

Avaliações dos Alunos

5.0
Total 2 Avaliações
5
2 Ratings
4
0 Rating
3
0 Rating
2
0 Rating
1
0 Rating
Curso excelente! Simplesmente: impecável! Conteúdos riquíssimos!
U
5 meses ago
Melhor curso da área
R$ 780,00 R$ 890,00
Duração do curso: 40h

Professora.

Patricia Neumann

Psicóloga, filósofa e mestra em educação. É superdotada em ciência e liderança e soube de sua condição neurodivergente aos vinte e nove anos. Tem sido precursora na pesquisa e divulgação do trabalho de Dąbrowski, no Brasil, em especial acerca de suas contribuições para a educação e a saúde mental de pessoas superdotadas.