Psicóloga, filósofa e mestra em educação. É superdotada em ciência e liderança e soube de sua condição neurodivergente aos vinte e nove anos. Tem sido precursora na pesquisa e divulgação do trabalho de Dąbrowski, no Brasil, em especial acerca de suas contribuições para a educação e a saúde mental de pessoas superdotadas.
Nesta obra, defendo que a sobre-excitabilidade participa de modo fundamental no desenvolvimento humano e mostra-se de modo expressivo em pessoas superdotadas. Ao longo do livro, trago uma apresentação geral da Teoria da Desintegração Positiva (TDP), de Dąbrowski; busco elucidar o que ele delimitou por personalidade, o desenvolvimento humano em níveis e a sobre-excitabilidade no processo de desenvolvimento, apresento e discuto conceitos de superdotação, dentre eles a superdotação como desenvolvimento assincrônico. Igualmente, trago relatos de pessoas superdotadas e um instrumento de identificação de indicadores de sobre-excitabilidade. Escrevi esta obra para profissionais da Educação e da Saúde, para cuidadoras(es) de crianças e jovens, pessoas neurodivergentes como um todo, para cientistas e líderes. É um livro que resulta de pesquisa sobre a TDP aplicada à superdotação, sendo o primeiro livro sobre este tema, no Brasil.